Desbravando o Cinema

Plano Geral

O plano geral é um tipo de enquadramento que se caracteriza pela distância entre a câmera e a mise-en-scène. 

Diferente de outros planos que também consideram a distância, como o plano conjunto, plano médio, plano americano e plano detalhe, o plano geral se distingue por dar maior ênfase ao cenário

Nesse caso, a figura humana ou a encenação aparecem de forma minúscula e perdem o protagonismo.

Assim, o foco não recai sobre a encenação, mas sim sobre a composição visual, que valoriza paisagens, vistas aéreas de cidades ou outras amplas vistas.

1. Composição do Cenário Com o Plano Geral

O cenário é um dos aspectos mais importantes da mise-en-scène, pois cumpre a função de estabelecer o ambiente, contexto histórico, tom da narrativa e entre outras funções.

O plano geral entra em cena quando o diretor quer dizer narrativamente o que ele quer passar com o cenário. 

A seguir, trago um trecho do artigo, “4 segredos de Mad Max Para contar uma história”.

 

mise-en-scène de mad max

Além disso, os cenários iniciais do filme nos ajudam a entender, logo no início, como se encontra o universo retratado. As cenas indicam elementos que apontam para um universo pós-apocalíptico e desolado pela falta de água e vegetação. Dessa forma, o filme cria uma atmosfera de luta pela sobrevivência somente com imagens.

2. Exemplos de Composição de Cena

plano geral de o pianista

Este plano geral em O Pianista enfatiza o cenário pós-guerra no final do filme. Além de simplesmente mostrar o que está em cena, o plano destaca uma cidade devastada, coberta pela neve, criando uma atmosfera de isolamento profundo.

As ruínas dos prédios criam a sensação de abandono e caos deixado pela guerra. Desse modo, o espectador submerge na desolação do protagonista e do ambiente ao seu redor.

plano geral de o tumulo dos vagalumes

O mesmo acontece em O Túmulo dos Vagalumes, onde o plano geral retrata um ambiente devastado, com edifícios destruídos e uma atmosfera densa. Todos os elementos em cena remetem à recente guerra. A árvore, posicionada no centro do enquadramento, não está ali por acaso; narrativamente, ela representa a morte e tudo que está acontecendo na trama. Enquanto isso, a multidão desolada, representa a luta pela sobrevivência.