Geralmente, ao explorarmos os primeiros filmes do cinema americano e francês percebemos que eles se destacam devido a seus movimentos cinematográficos. Por outro lado, mesmo não influenciando tanto o cinema mundial, os primeiros filmes brasileiros também tem sua importância para o cinema local.
Além disso, existem registros que o cinema brasileiro teve início em terras indígenas do povo tupiniquim, por intermédio da máquina “Omniographo”, adaptada da máquina dos irmãos Lumiére. O fato aconteceu no dia 08 de julho de 1896, na cidade do Rio de Janeiro.
O quadro técnico, artístico e comercial do nascente cinema era constituído de estrangeiros, notadamente italianos cujo fluxo imigratório foi considerável no final do século XIX e nos primórdios do XX. No terreno mais propriamente artístico, os encenadores e intérpretes provinham de elencos dramáticos em tournée sul–americana ou de grupos aqui radicados onde predominava o elemento estrangeiro
(GOMES, 1980, p. 28)
O imigrante italiano, Paschoeal Segreto, foi importante no início da cinematografia nacional. É dele a primeira sala de projeção cinematográfica: o Salão das Novidades Paris no Rio.
Durante um período de dez anos de desenvolvimento, após os primeiros filmes brasileiros, produziu 151 filmes brasileiros, uma média de 15 filmes por ano. Essas produçõesram curtass, simples e baratas que estavam dentro da necessidade dos canais de distribuição exibidos ao simultaneamente com filmes estrangeiros.
Os dez primeiros anos de cinema no Brasil são paupérrimos. As salas fixas de projeção são poucas, e praticamente limitadas a Rio e São Paulo, sendo que os numerosos cinemas ambulantes não alteraram muito a fisionomia de um mercado de pouca significação. A justificativa principal para o ritmo extremamente lento com que se desenvolveu o comércio cinematográfico de 1896 a 1906 deve ser procurada no atraso brasileiro em matéria de eletricidade (GOMES, 1980, p. 41). ((GOMES, 1980, p. 41).V, 1980, p. 41).
Após contextualizar a origem do cinema brasileiro, é possível destacar os marcos iniciais dessa trajetória. Os primeiros registros históricos do cinema no Brasil remontam ao final do século XIX, quando as primeiras filmagens foram realizadas, refletindo o início do uso do meio audiovisual no país. Esses projetos pioneiros estabeleceram as bases para a evolução da linguagem cinematográfica nacional. A partir dessas produções, o cinema brasileiro começou a ganhar identidade própria, com temas e narrativas que dialogavam com a cultura local. Assim, os filmes que surgiram nesse período representam o início de uma rica tradição cinematográfica.
Todos esses filmes são datados de 1897. No entanto, a lista pode variar, por conta da datação da época.