desbravando o cinema
mad max

introdução

Com a estreia de Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024), o diretor George Miller conseguiu, novamente, repetir alguns aspectos que fazem o filme de 2015 ser quase que uma obra-prima da ação.

O filme de 2015, Mad Max: Estrada da Fúria, origina-se de uma trilogia australiana que teve início em 1979, e tem como protagonista o personagem Mad Max (Mel Gibson), um policial rodoviário que faz parte da força tática em um ponto remoto da Austrália hostil e árida, infestada por gangues de perigosos motociclistas.

Em 2015, Miller aproveitou a oportunidade e trouxe de volta a saga Mad Max: Estrada da Fúria, nos apresentando assim os 4 segredos tirados da mise-en-scène que fazem o filme ser considerado agora um clássico do gênero ação.

Cenário

mad max

cenário 1

mad max

Cenário 2

Além disso, os cenários iniciais do filme nos ajudam a entender, logo no início, como se encontra o universo retratado. As cenas indicam elementos que apontam para um universo pós-apocalíptico e desolado pela falta de água e vegetação. Dessa forma, o filme cria uma atmosfera de luta pela sobrevivência somente com imagens.

mad max

cenário 3

Analogamente, no cenário, reforça o mundo apocalíptico retratado com uma multidão de sobreviventes em meio a um local árido, aparentemente sem recursos. Assim, o filme nos mostra mais uma vez que há falta de recursos e luta pela sobrevivência. 

mad max

cenário 4

Por fim, no cenário 4 finalmente nos mostra o interior pequeno, escuro e claustrofóbico de quem mora em cavernas dentro de montanhas rochosas.  Desse modo, o filme representa através do canário como os guerreiros do vilão Immortan Joe vivem para se proteger do calor intenso do dia e frio escaldante da noite.  

mad max carros

cenário 5

O cenário 5 mostra carros turbinados com motores potentes e armas mortais. Dessa forma, esses elementos reforçam narrativamente como o mundo hostil em que vivem é perigoso. 

Figurino e maquiagem

mad max figurino

imagem 1

mad max figurino

imagem 2

mad max figurino

imagem 3

As imagens 1 e 2 do filme nos apresentam Mad Max (Tom Hardy), que usa um figurino composto por várias camadas, material resistente, proteções adicionais e cobertura total do corpo para enfrentar o ambiente árido e hostil do deserto. O mesmo vale para a imagem 3. Além disso, a imagem 2 contém um cano que vem de um acessório amarelo nas costas (imagem 1), que provavelmente contém o pouco de água que lhe resta.

Consequentemente, o figurino também ajuda a criar a atmosfera do filme, trazendo um visual distópico, hostil e árido.

immortan joe mad max

imagem 4

immortan joe mad max

imagem 5

immortan joe mad max

imagem 6

immortan joe mad max

imagem 8

immortan joe mad max

imagem 7

Primeiramente, a imagem 4 mostra os machucados de Immortan Joe (Hugh Keays) que nos indicam sua vulnerabilidade e estado decadente. Por outro lado, a imagem 5 mostra as vitórias de Immortan Joe com medalhas coladas em seu colete. Dessa forma, o figurino conta a sua história de experiência em batalhas sem precisar do uso de flashbacks.

Além disso, a imagem 6 apresenta um acessório feito de partes de automóvel colocado em Immortan Joe. O acessório simboliza o poder e domínio do vilão e seus carros nas estradas áridas e hostis.

O poder, vulnerabilidade e desumanização de Immortan Joe em Mad Max são simbolizados nas imagens 7 e 8, com os detalhes impecáveis do figurino e maquiagem.

mad max

imagem 9

mad max

imagem 10

De mesmo modo, o figurino e a maquiagem nas imagens 9 e 10 mostram que, mesmo em um mundo hostil, a cultura e os costumes são mantidos. Especificamente, a imagem 9 revela um dos soldados de Immortan em um carro com caixas de som tocando uma guitarra que cospe fogo. O figurino consegue ilustrar, só com essa imagem, a loucura flamejante dos costumes e rituais de Immortan ao ir atrás do inimigo.

Além disso, vale ressaltar que a cor é muito importante no figurino. O vermelho da vestimenta do guitarrista simboliza perigo.

Na imagem 9, o visual de um dos soldados traduz a sua desumanização com corpos pintados de branco e cabeça raspada. A falta de identidade que a maquiagem consegue trazer reforça a cultura totalitária e religiosa do vilão em Mad Max.

iluminação

mad max

imagem 10

mad max nux

imagem 11

Vale ressaltar que as cenas em Mad Max, que envolvem colorização, é uma combinação da iluminação + a pós-produção. 

A iluminação pode ser categorizada de várias formas: qualidade, direção, fonte e cor. No cenário 1 utiliza uma iluminação alaranjada que conforme a psicologia da cor, passa uma atmosfera de atenção, alerta e calor. A cor foi bem escolhida, pois tem relação com o clima hostil e perigoso do deserto. 

Por outro lado, na imagem 10, apresenta como é a noite no deserto e a iluminação presente é o azul, que passa uma sensação de alívio, após a batalha do calor intenso e alaranjado do dia. Também é um momento para reflexão e esperanças na quietude do azul. 

Em contraste, a imagem 11 tem uma coloração vermelha em cima do soldado que está prestes a cometer um sacrifício. O soldado está em um momento de euforia que é a sensação que o vermelho passa na cena.