Antes de iniciarmos sobre o plano contraplongée, é importante que entendamos sobre o que é enquadramento.
O cineasta decide o que faz parte ou não do quadro durante a filmagem. Nesse processo, ele define, por exemplo, o número de personagens, o cenário que compõe o quadro, além de outros aspectos que integram a mise-en-scène. Portanto, essas escolhas, sobre o que compõe a cena, constituem o enquadramento.
No primeiro episódio da série The House da Netflix, esse enquadramento tem o propósito de criar mistério e suspense. Por essa razão, o cineasta opta por colocar em quadro um personagem entrando em uma carroça coberta, em meio a uma floresta isolada coberta por névoa. O personagem, a carroça coberta e a floresta isolada são elementos que o cineasta seleciona para compor o quadro.
Além disso, o enquadramento também altera o ângulo, a distância, a altura e o nivelamento da cena. Dessa forma, o cineasta tem total controle sobre a percepção do público em relação aos elementos visuais.
O enquadramento oferece, portanto, infinitos ângulos de câmera a partir dos quais observamos a mise-en-scène. Na prática, distinguimos três categorias gerais: o ângulo horizontal, que se alinha à altura dos olhos, a câmera alta (plongée) e a câmera baixa (contraplongée), que será, neste caso, o foco deste artigo.
Como mencionado anteriormente, existem formas de enquadramento chamadas de planos, que se diferenciam em nível, altura, distância e ângulo. Neste contexto, o foco deste artigo é o plano contraplongée.
Esse plano posiciona a câmera de baixo para cima. Embora o uso possa variar, cineastas geralmente o utilizam para transmitir uma ideia de exaltação ou superioridade do personagem em cena. Dessa forma, ele ajuda a construir a percepção de poder ou autoridade no espectador.
No anime Beastars: O Lobo Bom – Netflix, a personagem Haru, uma coelha de pequeno porte, sofre bullying na escola por ser de uma espécie considerada inferior pelos colegas. Para enfatizar essa relação de poder, o enquadramento utiliza o plano contraplongée, mostrando Haru olhando de baixo para cima, o que reforça, assim, a superioridade da coelha Mizuchi, que pertence a uma espécie maior.
Por outro lado, o cervo Louis, um animal elegante e talentoso, chama atenção por onde passa. No entanto, por ser herbívoro e ter quase sido capturado para o mercado negro na infância, Louis enfrenta diariamente o medo e o trauma de quase ter sido devorado. O enquadramento mostra, então, Louis com uma arma em um plano contraplongée, revelando sua exaltação e superação após matar um carnívoro. Desse modo, o diretor destaca sua evolução e triunfo sobre o passado.